Fotos: Joyce Noronha (Diário)
O pastor Klaus (em pé, à direita) veio de Planaltina para ministrar uma oficina sobre vocação
Fazer amigos e reavivar a fé são os principais motivos que adolescentes e jovens pontuam para participar do 8º Congresso da Juventude Evangélica Luterana Gaúcha (Jelg), que ocorre desde quinta-feira, até amanhã, no Hotel Fazenda Pampas, em Santa Maria. Segundo a presidente da Jelg, Alice Sonntag Kuchenbecker, 26 anos, são cerca de 400 jovens de 62 municípios inscritos nesta edição. O evento é bienal.
O tema desta edição é "Chamados para serem livres" e a jovem Juline Scnheider Becker, 25, que veio de Porto Alegre, diz que é um assunto bom de ser trabalhado, principalmente com adolescentes.
- A gente sabe que temos a liberdade de fazermos o que quisermos, mas debater sobre esta liberdade é importante para nos questionarmos "sou livre, mas devo fazer? Vai me fazer bem?" - avalia Juline.
Água deve voltar até a noite de sábado em região de Santa Maria
Ela só não participou da primeira edição do congresso e conta que percebe como o evento aumenta a cada edição, "com mais rostos novos" e fica feliz por isso.
SOLIDARIEDADE
Com a presença do ônibus do Hemocentro de Santa Maria no evento, na manhã deste sábado, Juline aproveitou para fazer uma doação de sangue. Ela conta que em todos os congressos, estaduais e nacionais, que participou, costuma doar sangue para ajudar outras pessoas.
Quem também entrou na rede de solidariedade e doou sangue foi Cindy Klagenberg Silva, 19 anos, também de Porto Alegre. Esta é a primeira vez que participa do congresso regional da Jelg e diz estar maravilhada com a experiência.
- As dinâmicas são ótimas e temos os grupos de orações. É muito bom, conhecer pessoas legais e reafirmar a nossa fé, vivendo junto da nossa juventude - diz Cindy.
As inscrições para o congresso regional estão encerradas, mas a programação prevê um culto de encerramento, às 15h deste domingo, também no Hotel Fazenda Pampas, que é aberto ao público.
Além disso, a Juventude Evangélica Luterana do Brasil (Jelb) já liberou informações para Congresso Nacional, marcado para janeiro de 2019, em Aracruz, no Espírito Santo. Mais informações podem ser conferidas no site da Jelb.
O CONGRESSO É REGIONAL, MAS ABERTO A TODOS OS LUTERANOS DO BRASIL
Apesar de ser promovido pela e para a Juventude Evangélica Luterana Gaúcha, o 8º Congresso da Jelg está aberto para todos os jovens luteranos do país, de acordo com a presidente, Alice Kuchenbecker. E o evento conta com a presença de participantes de Santa Catarina, Espírito Santo e Brasília.
Um deles é o pastor Klaus Kuchenbecker, 48 anos, que veio de Planaltina, Distrito Federal, para ministrar uma oficina aos jovens. Ele diz que o congresso tem como objetivo fazer com que os jovens pensem em tudo que Deus os presenteou e buscar uma forma de retribuírem estas graças para outras pessoas.
EXPECTATIVA SUPERADA
O jovem Iury Jandt, 19, veio de Cunha Porã, Santa Catarina, para participar pela primeira vez do congresso gaúcho e diz que teve as expectativas superadas.
- Adoro participar dos congressos e pensei, o da Jelg é perto, porque não participar. Vim achando que seria só mais um congresso, mas me surpreendi. Está muito bom - opinou.
Positive surge na cena local e lança single neste mês
Já Samuel Reinholz, 24 anos, gostou tanto da edição de 2016, que decidiu voltar este ano. Ele é do Espírito Santo e diz que a hospitalidade e o acolhimento dos gaúchos são únicos, por isso gosta tanto de participar do congresso regional da Jelg.